Como Melhorar o Desempenho do Seu Windows XP

Esta semana enquanto estava com alguns problemas no meu computador, achei algumas matérias na Internet, com várias dicas de como deixar seu Windows XP mais rápido e melhorar o desempenho dele.

Cabe a você decidir a quais dicas seguir. Nenhum dos procedimentos faz mal ao seu computador, mas é bom ter sempre um backup dos arquivos mais importantes do seu computador.

Em primeiro lugar é bom você fazer uma desfragmentação de disco, é recomendado que você faça desfragmentação uma vez por mês ao menos. Para fazer a desfragmentação vá em Iniciar> Programas> Acessórios> Desfragmentação de Disco, escolha o disco desejado e clique em Desfragmentar.

Mantenha em dia suas atualizações de programas e do Windows. É bom também sempre ter certeza que se computador está livre de vírus e Spyware.

Se você tiver 512 mb de memória RAM seu XP vai operar normalmente. Talvez você precise investir em um pente de memória, provavelmente você não vá se arrepender.

Tirando os Efeitos:

O Windows XP vem com uma serie de efeitos que, alguns deles desnecessários, alguns não fazem diferença no seu visual e outros mantêm o visual do XP.

Para definir os efeitos que você realmente quer aperte com o botão direito em Meu Computador > Propriedades, vá na aba Avançado, em Desempenho clique em Configurações e entre na aba Efeitos Visuais.

Se você não se importa em ficar com o visual dos antecessores do Windows, clique em: Ajustar Para Obter Melhor Desempenho.

Se você deseja manter o mesmo visual do XP é indicado que mantenha somente as seguintes opções:

Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho – Faz com que fique transparente atrás dos seu ícones no Desktop (sem isso aparece uma faixa da cor do fundo atrás dos ícones);

Usar estilos visuais em janelas e botões – Mantêm o estilo e tema do XP;

Usar fontes de tela com cantos arredondados – O nome já fala por si só.

Tirando os sons:

O Windows tem vários sons para cada ação que acontece no computador. Para tirar estes sons vá em Painel de Controle> Sons e dispositivos de áudio, abra a aba Sons, clique em cima e selecione Nenhum para os seguintes itens: Iniciar o Windows; Logon do Windows; Maximizar; Minimizar; Restaurar acima; Restaurar abaixo; Sair do Windows.

Tirando a indexagem de arquivos:

Windows mantém um índice de suas pastas e seus arquivos, para acelerar a busca nos disco rigidos. Se você não usa a busca com muita freqüência, você pode tirar esta indexação para acelerar o seu XP.

Para fazer isto vá em Meu Computador, aperte com o botão direito sobre um dos discos rigidos, vá em Propriedades e desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo. Depois deixe marcado Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos. Se ocorrer qualquer erro aperte em Ignorar Todos. Repita o mesmo nos outros discos.

Se você seguir todos os passos a velocidade do se Windows XP deve aumentar consideravelmente. Se mesmo assim não aumentar, de uma olhada nos artigos e fontes aqui em baixo que devem ajudar muito.

Artigos e Fontes:

Dez dicas para deixar seu windows XP mais rápido; Otimizando o Windows XP; Melhorando o desempenho do Windows XP, Como deixar o meu pc mais rapido?? (Fórum); Como melhorar o desempenho do seu PC (Fórum).

4 Respostas

  1. No quarto paragrafo vc disse: “Mantenha em dia suas atualizações de programas e do Windows. É bom também sempre ter certeza que se computador está livre de antivírus e Spyware.”

    – Ué! “livre de antivírus???” tem certeza???

  2. Noossa ELIEABE, acho que vc está vendo além da conta! Está correto o que ele escreveeu, e vc que, acha ter lido ” livre de antivírus” estáa com suaa leitura aguçada hein! Parabéens, ler como vc é bem interessante.

  3. Agora, se voce leer seu nome ou apelido errado no que escrevi, vc sim, estará certo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: